As DSTs são doenças sexualmente transmissíveis, causadas pelo contágio de vírus, bactérias ou outros micróbios que são transmitidos, principalmente, através das relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada.
Qualquer pessoa que tenha uma vida sexual ativa tem risco de contrair uma DST. O risco maior ocorre quando a pessoa tem relação com vários parceiros, ou quando o parceiro teve ou tem parceiros múltiplos. Ainda, quando a relação sexual foi realizada, ou costuma ser realizada sem a utilização de preservativo.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostra dados alarmantes, cerca de 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). Desse total, cerca de 18% dos homens e 11,4% das mulheres não buscaram atendimento médico e a mesma pesquisa ainda mostra que homens têm 31,2% mais chance de ter algum sinal ou sintoma de contrair DST em alguma fase de sua vida.
Fique atento aos principais sintomas das DSTs:
- Coceira ao redor da região genital;
- Corrimento na uretra peniana no homem;
- Dor durante o sexo, ao urinar, ou na região da pelve;
- Dores de garganta após sexo oral;
- Dores no ânus após sexo anal;
- Pequenas vesículas ou nódulos que se rompem na área genital;
- Febre, dor no corpo, gânglios linfáticos aumentados;
- Verrugas cor da pele na área genital.
Conheça as 5 DSTs mais comuns entre os homens:
Gonorreia
A Gonorreia é doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Ela atinge tantos homens quanto mulheres, sendo uma das DSTs mais comuns em países desenvolvidos. A doença atinge normalmente jovens adultos com vida sexual ativa, entre 15 e 29 anos de idade.
Além disso, quando há relações orais e anais também podem surgir dor na garganta e inflamação do ânus. No homem, os sintomas da Gonorreia surgem cerca de 1 a 3 dias após o contato íntimo com a pessoa contaminada. Entre os principais sintomas estão:
- Dor ou queimação ao urinar;
- Corrimento amarelado ou algumas vezes com sangue;
- Sangramento;
- Dor durante o sexo;
- Sangramento;
- Infecções que ocorrem na garganta, olho ou ânus podem apresentar sintomas nessas partes do corpo.
Herpes Genital
A Herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) transmitida pelo vírus herpes simplex e ataca a pele ou as membranas mucosas dos genitais. Entre os principais sintomas estão:
- Corrimento;
- Febre;
- Dor de Cabeça;
- Dores musculares;
- Dor ao urinar;
- Coceira, queimação ou glândulas inchadas na área genital;
- Dor na pernas, nádegas ou área genital.
AIDS/HIV
A AIDS ataca o sistema imunológico e é causada pelo HIV, esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. Apenas após de 8 a 10 anos é que os sintomas desta doença começam a surgir. Entre os principais sintomas estão:
- Febre e sudorese noturna;
- Sensação de cansaço;
- Perda de peso rápida;
- Dor de cabeça;
- Diarréia e vômito;
- Feridas nos genitais, ânus e boca;
- Pele com feridas;
- Perda de memória de curto prazo.
Clamídia
A Clamídia é a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum em todo o mundo. Essa DST muitas vezes é silenciosa e pode afetar tanto homens quanto mulheres, não tem tratamento difícil. Mas, se não receber a devida atenção, pode desencadear problemas mais graves de saúde. Entre os principais sintomas estão:
- Ardência ao urinar;
- Dor abdominal;
- Corrimento peniano;
- Penetração dolorosa durante o ato sexual, no caso de mulheres;
- Sangramento intermenstrual e após a relação sexual;
- Dor nos testículos;
- Dor ou secreção retal;
- Sintomas de doença inflamatória pélvica.
Cancróide
O cancróide é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Hemophilus ducreyi que produz úlceras genitais persistentes e dolorosas. Conhecida também como cancro mole ou úlcera mole venérea, a condição se manifesta especialmente na região genital. A doença acomete tanto homens quanto mulheres. Os sintomas surgem de 1 a 15 dias após o contágio com uma pessoa infectada. Dentre eles estão:
- Tamanho das úlceras em torno de 3-50 milímetros;
- Possui um líquido amarelo acinzentado muito contagioso;
- Pode sangrar se tocar no local;
- Dor ou queimação ao urinar e durante a relação sexual;
- Dor durante a relação sexual;
- Inchaço na virilha.
É primordial que pelo menos uma vez ao ano o homem consulte um urologista, tendo você tido relações sexuais protegidas ou não. Faça um exame de sangue completo a cada 6 meses para saber se alguma doença está aparecendo em seu sangue. Quanto mais você se cuidar, mais cedo irá identificar doenças e mais chances terá para a cura.