A pressão alta ou hipertensão arterial está relacionada com os problemas de ereção sim, sendo um dos principais fatores para ocasionar a impotência sexual. Com o tempo, a hipertensão dificulta o fluxo de sangue no pênis, vai obstruindo os vasos sanguíneos que são tão importantes para que a ereção aconteça e para manter o pênis ereto durante a penetração.
A dificuldade de manter a ereção pode ser um sinal que a circulação de sangue no pênis está prejudicada, e não só no pênis, o problema de circulação pode estar se instalando no corpo todo, ocasionando diversos problemas de saúde, incluindo as doenças cardíacas.
A impotência é muito comum em homens que não controlam a pressão. Por outro lado, algumas medicações que controlam a pressão também podem prejudicar a potência como os diuréticos (hidroclorotiazida e furosemida) que podem diminuir a circulação de sangue no pênis além de diminuir o zinco no organismo que é importante para a produção do hormônio masculino, a testosterona.
Cerca de 25% dos casos de impotência sexual são devido aos efeitos colaterais de determinados remédios. Da mesma forma muitas doenças podem afetar a vida sexual, tornando-se difícil estabelecer se a causa é devido ao uso destes medicamentos ou mesmo da própria doença do paciente.
Converse com o seu médico clínico ou cardiologista para optarem pela medicação mais apropriada para o teu caso. O controle do peso, exercícios físicos e alimentos saudáveis podem ajudar a controlar a pressão alta e ainda melhorar a potência sexual.
Outras causas da Impotência Sexual
A impotência sexual é um problema que acomete cerca de 50% dos homens com mais de 40 anos. É caracterizada pala incapacidade persistente de obter ou manter uma ereção satisfatória para a penetração. Muitas são as causas da impotência. Além da hipertensão outros problemas físicos e também psicológicos podem ser a causa deste distúrbio:
Problemas emocionais: se o casal vai bem o sexo vai bem. Mas alguns problemas como a ansiedade, a fadiga, depressão, problemas financeiros, estresse do trabalho e até mesmo o medo de falhar na hora H, podem fazer com que você tenha a falta de ereção. Tentar relaxar e deixar os problemas de lado é a melhor opção.
Obesidade: a má alimentação também pode influenciar no aparecimento da disfunção erétil. O excesso de gordura leva à produção de estrógeno, um hormônio que causa aumento na produção do cortisol e leptina. Esses dois últimos hormônios quando aumentados, fazem com que a quantidade de testosterona produzida pelo organismo diminua.
O excesso de gordura também vai se acumulando nos vasos, o que dificulta a circulação sanguínea e a chegada do fluxo de sangue necessário até o pênis. Sendo assim, a ereção fica comprometida. Para não correr este risco de ser impotente sexualmente por causa de certos alimentos, alimente-se de maneira saudável, que envolva frutas, verduras e legumes sem excesso.
Cigarro: fumar também traz riscos à saúde sexual masculina. Quem fuma, com o passar do tempo, os vasos que levam o sangue até o pênis ficam entupidos. Sem o bombeamento correto do sangue, a ereção não ocorre ou ocorre de maneira insuficiente, levando o homem à impotência.
Uso de medicamentos: alguns tipos de medicamentos podem levar à impotência. Medicamentos diuréticos, por exemplo, podem atrapalhar a circulação sanguínea e diminuir a concentração de minerais necessários para a produção da testosterona.