A ejaculação precoce é um problema sexual masculino recorrente que afeta um a cada três homens sexualmente ativos. O problema consiste na ausência ou baixo controle da ejaculação, fazendo com que o homem ejacule antes do desejado em uma relação sexual para que esta seja considerada satisfatória para as duas pessoas envolvidas.
Apesar da ejaculação precoce não afetar diretamente a saúde e a fertilidade do homem, este dificuldade impacta muito em sua autoestima. Em alguns casos, o receio de ejacular precocemente em possíveis relações sexuais pode acarretar no desenvolvimento de depressão, ansiedade e até chegar a evitar aproximação com pessoas de seu interesse por conta disso.
Segundo especialistas a ejaculação precoce é causada por fatores físicos e principalmente psicológicos. Praticamente todos os casos são passíveis de tratamento.
Mas uma dúvida entre muitos homens é se realmente a ejaculação precoce tem cura? Qual o tratamento? Sim, segundo especialistas tem cura e o tratamento normalmente é feito com a combinação de psicoterapia e medicamentos que podem retardar a ejaculação. O principal objetivo do tratamento é baixar o nível de ansiedade do homem e ensiná-lo a controlar a ejaculação.
Fatores de risco para Ejaculação Precoce
Alguns fatores podem facilitar a ocorrência de ejaculação precoce, conheça:
- Disfunção erétil: problemas em ter ou manter uma ereção, bem como o medo de perder uma ereção, podem levar o homem a ejacular antes do tempo.
- Estresse: instabilidade emocional ou mental limitam a habilidade de concentração e relaxamento, podendo levar à ocorrência de ejaculação precoce.
Principais causas da Ejaculação Precoce
Segundo especialistas a ejaculação precoce pode ser causada por fatores físicos e psicológicos, veja:
- Disfunção erétil
- Ansiedade
- Problemas de relacionamento
- O uso de alguns medicamentos (por exemplo: psicotrópicos)
- Níveis hormonais acima do normal
- Distúrbios da tireóide
- Inflamação ou infecção na próstata e na uretra
- Danos no sistema nervoso causados por experiências traumáticas ou cirúrgicas.
Tratamento
Se a ejaculação precoce acontecer antes do esperado uma ou outra vez, não há motivo para preocupação, mas se este for um problema recorrente, o melhor é procurar ajuda médica.
Não tenha vergonha de admitir o problema. O quanto antes der início ao tratamento, mais rápido você se livrará dele.
Durante a consulta, aproveite para sanar todas as suas dúvidas. Descreva todos os seus sintomas e converse com seu médico sobre possíveis opções de tratamento. É normal sentir-se constrangido em falar sobre problemas sexuais com outras pessoas, mas lembre-se que o médico já conversou com muitas outras pessoas com o mesmo problema que o seu. Não se esqueça também que é um problema comum e principalmente tratável.
A partir de uma avaliação médica e exames específicos será possível obter um diagnóstico completo do que está causando este problema e optar pelo tratamento mais adequado.
Existem diversos tipos de tratamentos disponíveis, dentre eles a terapia sexual, o uso de alguns medicamentos e a psicoterapia. Para alguns casos a combinação destes tratamentos podem trazer ao paciente um resultado satisfatório.