A impotência sexual nem sempre conduz à infertilidade, pois enquanto a impotência é a incapacidade ou dificuldade em ter ou em manter uma ereção para realizar uma relação sexual prazerosa, a infertilidade é a incapacidade do homem produzir espermatozóides em número e/ou qualidade suficiente para que ocorra a gravidez da parceira por vias naturais, ou seja, através da relação sexual. Portanto um homem impotente pode ser pai pois a sua fertilidade não está comprometida e se ele ejacular na parceira, certamente se não houver nenhum método contraceptivo, ela poderá engravidar.
Portanto, se engana quem pensa que o homem impotente é infértil, pois o homem apesar de exibir dificuldade para manter a ereção, pode ter uma produção de espermatozoides normal e regularizada. Porém, como se sabe, para que ocorra uma gravidez é necessária a transferência de espermatozóides para o organismo da mulher, e é por isso que muitos casais sofrendo de impotência sexual acabam também sofrendo com a dificuldade para engravidar.
O homem infértil com a ajuda de clínicas especializadas ele poderá fazer uma inseminação artificial e a companheira engravidar. Diferente do homem estéril, que é aquele que não produz espermatozóide nenhum. Esse pode ser potente, ou seja, consegue ter relações, mas não consegue engravidar por nenhuma via, natural ou artificial, pois não tem espermatozóides para doar.
Como identificar a Impotência Sexual?
Alguns dos sintomas que podem indicar impotência sexual incluem:
- Dificuldade para ter ou manter uma ereção;
- Maior necessidade de concentração e tempo para conseguir a ereção;
- Dificuldade em manter contato íntimo em algumas posições sexuais;
- Ereção menos rígida ou mais flácida;
- Ejaculação rápida ou precoce;
- Diminuição dos pelos corporais e do número de ereções espontâneas ao acordar.
Principais Causas da Impotência Sexual
A impotência sexual é causada por todos aqueles fatores que afetem a capacidade do pênis para manter uma ereção do pênis que permita ter um contato íntimo e incluem:
- Uso de drogas;
- Alcoolismo;
- Obesidade;
- Uso excessivo de certos medicamentos como anti-hipertensivos, antidepressivos e antipsicóticos por exemplo;
- Problemas psicológicos como depressão, traumas, medo, insatisfação ou diminuição da líbido.
Principais causas da Infertilidade Masculina
Quando o casal possui dificuldades para engravidar, culturalmente pensa-se que a dificuldade é da mulher. Porém este é um erro, segundo estimativas, as taxas de infertilidade masculina e feminina são similares, cerca de 40% para cada grupo. Os 20% restantes são relativos a causas comuns ao casal ou à infertilidade sem causa aparente. Por isso, quando há problemas, é muito importante que a avaliação seja feita tanto no homem, quanto na mulher.
A principal ferramenta para constatar a infertilidade masculina é a análise do sêmen, o exame é chamado de espermograma. Ele avalia fatores como volume, viscosidade, concentração de espermatozóides, motilidade, morfologia, entre outros tantos aspectos. É importante ressaltar que a análise seminal não é o teste de fertilidade masculino: a avaliação deve abranger também uma investigação histórica do paciente e do casal e um exame físico.
Causas da Infertilidade Masculina
- Varicocele
- Processos infecciosos
- Exposição a toxinas
- Anticorpos contra os espermatozóides
- Alterações Hormonais
- Obstrução dos ductos ejaculatórios
- Infertilidade idiopática