O tempo de vida masculino é 8 vezes menor quando comparado com as mulheres, a cada três pessoas adultas que morrem, duas são homens.
Doenças isquêmicas do coração, moléstias cardiovasculares, excesso de peso, câncer, pneumonias, cirrose estão entre as principais causas de mortes de homens.
Não é segredo que os homens cuidam menos da saúde do que as mulheres. Segundo estudos, os homens vão menos ao médico e fazem menos exames preventivos.
Os homens brasileiros não se comportam como as mulheres, que vão aos seus ginecologistas, anualmente, e realizam exames preventivos. O hábito de se realizar check-ups preventivos não é uma atitude comum dos homens, o que facilita a evolução de doenças que poderiam ser evitadas.
Confira as doenças que mais acometem os homens:
Obesidade e diabetes
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o percentual de homens obesos no Brasil é maior do que 15%. A obesidade desencadeia uma série de problemas sociais, comportamentais e psicológicos, além de ser o principal desencadeador do diabetes, problemas cardiovasculares e neurológicos.
Doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 30% das mortes registradas no país, dessas mortes registradas, mais de 60% das vítimas são homens. De acordo com cardiologistas, as principais doenças cardiovasculares são infarto, acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas e acúmulo de placas de gorduras nas artérias.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum em todo o mundo. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos de idade. Quando diagnosticado no início, tem seus riscos de mortalidades reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% das mortes totais de homens brasileiros anualmente.
Pneumonia
O número de mortes por pneumonia no Brasil ainda é alto. A pneumonia está diretamente ligada ao tabagismo que contribui para a ocorrência de infecções do trato respiratório.
Cirrose e problemas no fígado
A cirrose e demais problemas no fígado, como hepatites são grandes causas de mortes de homens em todo o Brasil. A cirrose e os demais problemas hepáticos estão diretamente relacionados ao estilo de vida masculino que compreende a não alimentação de maneira correta, além de grande ingestão de bebidas alcoólicas.