A ejaculação retardada é uma disfunção sexual que atinge 3% dos homens sexualmente ativos. Grande parte das pessoas não entendem suas causas, sintomas e tratamentos por ser a disfunção menos frequente nos homens.
Esta disfunção sexual consiste no tempo excessivo decorrido entre o início da relação sexual e o orgasmo, isso ocorre contra a vontade do homem.
A forma mais grave da ejaculação retardada é a anorgasmia, ou seja, a incapacidade do homem atingir o orgasmo, apesar dos estímulos e da relação sexual ser adequada.
Saiba mais sobre a Ejaculação Retardada
Ela é definida como o tempo longo entre o início da atividade sexual e o orgasmo. O homem é incapaz ou tem dificuldade de ejacular dentro da vagina durante o ato sexual.
Homens com esta disfunção sexual não tem dificuldade em manter a ereção, mas como não conseguem ou demoram muito para chegar no orgasmo, eles apresentam insatisfação sexual.
Tipos de Ejaculação Retardada
Primária: quando está presente em toda a vida sexual do paciente;
Secundária: quando está presente na vida do paciente a partir de uma certa idade. Os pacientes que se enquadram neste tipo conseguem atingir o orgasmo através da masturbação.
Causas da Ejaculação Retardada
Fatores orgânicos e psicológicos podem causar a ejaculação retardada:
- Diabetes;
- Esclerose múltipla;
- Cirurgias na região pélvica;
- Traumas de medula;
- Uso de medicamentos antidepressivos;
- Medo de engravidar a parceira;
- Ansiedade de desempenho;
- Questões religiosas;
- Antecedentes de abuso sexual na infância.
Saiba mais sobre a Anorgasmia
A anorgasmia ocorre quando o homem é estimulado sexualmente mas tem dificuldade em alcançar o orgasmo e a ejaculação.
Causas da Anorgasmia
- Inibições psicológicas;
- Conflitos de casal;
- Masturbação não convencional;
- Efeitos de traumas sexuais;
- Ansiedade;
- Depressão;
- TOC – Transtorno obsessivo compulsivo;
- Efeitos secundários de medicação;
- Transtornos urológicos congênitos e outras.
Tratamentos para a Ejaculação Retardada e Anorgasmia
Embora pouco conhecida, a ejaculação retardada traz sofrimento ao homem e ao casal, especialmente na sua forma mais grave, a anorgasmia. As causas são diversas, mas há tratamentos.
O tratamento para ambas disfunções sexuais é realizado a partir de uma avaliação médica, exame físico e exames complementares, para que o profissional possa indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
Lembrando que a melhor maneira de descobrir o que está ocasionando estas disfunções sexuais e tratá-la é conversando com seu médico de confiança.