É considerada ejaculação precoce aquela que acontece logo após a penetração ou até mesmo antes da penetração, de forma que o homem não consiga ter controle sobre o ocorrido.
Um homem demora, em média, de dois a quatro minutos para ejacular. No entanto, a ejaculação precoce acontece no máximo um minuto após o início da relação sexual, segundo pesquisadores.
A ejaculação precoce só é um problema se atender a três requisitos: pouco tempo de penetração, falta de controle sobre a ejaculação e sensação de desconforto pela situação.
Um problema recorrente em homens sexualmente ativos, estudos mostram que cerca de 25% dos brasileiros possuem a ejaculação precoce.
Ela é comum na juventude, por causa da falta de experiência, o medo do mau desempenho ou de que alguém apareça de repente, por exemplo.
Toda essa situação cria um estado de ansiedade que acelera o momento da ejaculação, mas especialistas afirmam que tendência é o problema desaparecer à medida que os temores desaparecem.
Por outro lado, há a ejaculação precoce secundária, que pode surgir em homens de qualquer idade, que antes tinham um tempo de ejaculação normal. Ela surge geralmente por algum motivo que tornam o homem mais ansioso.
Principais causas da Ejaculação Precoce
- Disfunção erétil
- Ansiedade
- Problemas de relacionamento
- O uso de alguns medicamentos (por exemplo: psicotrópicos)
- Níveis hormonais acima do normal
- Distúrbios da tireóide
- Inflamação ou infecção na próstata e na uretra
- Danos no sistema nervoso causados por experiências traumáticas ou cirúrgicas.
Tratamento
É normal os homens se sentirem desconfortáveis ao falar sobre o assunto. No entanto os avanços na medicina permitiram o desenvolvimento de eficientes tratamentos para ejaculação precoce. Portanto procurar ajuda de uma clínica experiente no assunto é essencial no tratamento. O tratamento para é individual e depende de cada paciente e seu estilo de vida. Dentre os tratamentos mais utilizados, podemos citar: terapia sexual, medicamentoso e psicoterapia.
A partir de uma avaliação médica, exames específicos o médico poderá indicar o tratamento mais adequado.