A impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil, é a incapacidade e dificuldade em ter ou em manter uma ereção do pênis que permita ter um contato íntimo. Não se trata de um problema característico da idade avançada. Pessoas de diferentes faixas etárias, incluindo muitos jovens, podem apresentar esta disfunção.
Para obter uma ereção vários órgãos e tecidos precisam funcionar em harmonia, existem muitas situações que afetam um ou mais desses participantes e podem causar a impotência sexual. Nem sempre os médicos conseguem definir exatamente qual o percentual de participação de cada estrutura envolvida. A impotência sexual está relacionada a diversas doenças e tratar a disfunção envolve obrigatoriamente a descoberta de sua causa.
Fique atento aos remédios para Impotência sem prescrição médica
Embora muitos remédios sejam anunciados para tratar a impotência, incluindo remédios naturais, eles apenas se limitam à solução momentânea. O tratamento realizado por um médico especializado permitirá que a impotência sexual seja tratada completamente, a fim de garantir uma solução permanente para a dificuldade. Isto inclui não somente o uso de medicamentos, géis, cremes e spray, mas também um acompanhamento especializado, terapia e mudanças no estilo de vida.
Causas da Impotência Sexual
- Diabetes
- Hipertensão arterial
- Doenças cardíacas
- Disfunção hormonal
- Baixo fluxo sanguíneo
- Medicamentos anti-hipertensivos, antidepressivos e remédios para o coração
- Uso de álcool, drogas e cigarro
- Dano nervoso por cirurgia na próstata
- Depressão
- Medo
- Ansiedade
- Raiva
- Falta de comunicação com a parceira (o)
Diagnóstico e Exames para Impotência Sexual
Primeiramente o homem deve saber que falhas eventuais de ereção podem acontecer. Mas quando a ereção não é adequada e isso se repete constantemente, vale a pena procurar ajuda médica.
Para realizar um diagnóstico completo o médico irá fazer um registro detalhado de todas as dificuldades sentidas durante a relação sexual, além de se informar sobre possíveis causas, como, depressão, uso de drogas ou bebidas alcoólicas, que possam estar na origem do problema. Após coletar o histórico do paciente, o médico fará um exame físico, em busca de deformidades no órgão genital, doenças na próstata, sinais de doenças cardiovasculares e problema neurológicos. E se necessário o médico poderá solicitar exames laboratoriais, para ajudar a identificar a causa real do problema.
Após identificada a causa do problema o médico irá indicar o tratamento mais adequado para a impotência sexual. Dentre os tratamentos mais utilizados podemos citar: a psicoterapia, reposição hormonal, auto injeção, medicamentos de uso oral, enrijecimento peniano por sucção e prótese peniana. O tratamento é individual e depende de cada homem e seu estilo de vida.