Não ter vontade de fazer sexo divide opiniões: pode ser um problema de saúde ou uma opção de cada um. Porém, a falta de libido pode ocorrer por motivos como depressão, uso contínuo de antidepressivos, estresse ou baixa autoestima.
Então a falta de desejo pode surgir de diversos fatores e em todas as idades, principalmente no processo de envelhecimento.
Mas o que você deve fazer?
Antes de tomar qualquer atitude, a pessoa que não sente desejo sexual deve observar se sempre foi assim ou se a questão é atual. Nem sempre a pessoa sabe explicar sua falta de libido, já que pode considerar normal não ter tanto apetite sexual, ou para ser uma condição muito aparente, se a pessoa sente uma queda súbita na libido, pode estar sofrendo de alguma doença, como distúrbios hormonais, hipotireoidismo e diabetes.
A falta de desejo pode trazer problemas?
Em algumas pessoas, a falta da atividade sexual interfere na saúde, auto estima e humor. Ao contrário de outras, que compensam esta ausência em hobbies, trabalho voluntário ou dedicação ao próximo. Lembrando que o mais importante é procurar a ajuda de um médico, ele pode apontar se a falta de desejo é causada por fatores como álcool, fumo, disfunções sexuais, obesidade, crises conjugais e até casos graves de depressão.
A falta de desejo pode afetar homens e mulheres?
Sim, a falta de desejo afeta tanto homens como mulheres, e a causas são diversas, saiba um pouco mais.
No Brasil cerca de 27% das mulheres enfrentam a falta de desejo permanente. Uma das principais causas da diminuição do apetite sexual entre o público feminino é a multiplicidade de funções assumidas pelas mulheres, não sendo o sexo uma prioridade na sua vida. As mulheres conseguem realizar diversas tarefas durante um dia: participar de reuniões, levar os filhos a escola, fazer compras, ir a academia e, por se sentirem cansadas depois de todas essas atividades, o sexo é deixado de lado. Outro ponto destacado, é que o sexo não pode ter um caráter de favor ou ser usado para manter um relacionamento. O sexo precisa dar satisfação para ambos os parceiros. Portanto, cuidar da saúde, conversar abertamente com o parceiro e procurar auxílio profissional, para tratamento medicamentoso ou psicológico como uma terapia, por exemplo, podem ajudar na solução do problema.
Já no homem o cansaço e o estresse lideram a lista dos motivos que geram uma diminuição da libido nos homens. Outros fatores de risco para o público masculino são: a obesidade, hipertensão arterial, diabetes e disfunções hormonais. Todos estes fatores influenciam diretamente no desejo sexual, portanto é muito importante procurar ajuda médica ao notar este sintoma. O tratamento para falta de desejo pode ser medicamentoso, terapia sexual ou até mesmo a reposição hormonal.
Como o casal pode solucionar a Falta de Desejo?
O casal deve ter uma relação de cumplicidade, para que este problema seja superado. A esposa deve tentar atiçar o desejo do marido usando artifícios que fazem parte das fantasias dele, como lingeries. Se isso funcionar, o problema é a rotina. Depois que a causa for identificada, o ideal é que o casal inove a cada dia, não deixe que brigas e fatores externos atrapalhem a relação, invistam em momentos a dois.
Por fim, se todas as tentativas de ajuda falharem, o casal deve procurar o auxílio de um profissional. Pois pode ser um fator físico que esteja causando a falta de desejo. Lembre-se a falta de desejo tem tratamento, portanto é muito importante buscar ajuda médica especializada, somente o profissional poderá indicar o tratamento mais adequado, após realizar um diagnóstico completo.