Obter e manter uma ereção que dure tempo suficiente para o sexo depende do fluxo de sangue no pênis. Qualquer condição de saúde que interfira na normalidade desse fluxo pode levar à impotência sexual.
Alguns desses problemas de saúde ocorrem mais comumente ao envelhecer, mas a idade avançada não é sua única causa.
Fatores clínicos, físicos e características do estilo de vida podem afetar a capacidade de um homem de obter ou manter uma ereção.
Conheça os fatores de risco da impotência sexual:
Falta de Atividades Físicas: Ter um estilo de vida saudável, alimentar-se bem, praticar exercícios físicos regularmente, beber com moderação e não fumar pode ajudar o homem a preservar sua saúde sexual e, com isso, manter-se longe da impotência sexual.
Pressão Alta: A pressão alta também é uma das causas da impotência sexual, já que pode provocar o enrijecimento ou estreitamento dos vasos sanguíneos (principal fator para que a ereção aconteça). Isso pode restringir o fluxo sanguíneo no pênis, levando à impotência.
Alguns medicamentos utilizados no tratamento da pressão alta também estão entre as causas da impotência.
Doenças do coração e colesterol alto: Pessoas com doenças cardíacas são duas vezes mais propensas a desenvolver impotência sexual.
Depressão: A depressão, em conjunto com o estresse, a ansiedade e o medo do fracasso, está entre as causas da impotência sexual. Ao mesmo tempo, apenas apresentar impotência em consequência de causas físicas pode ser deprimente ou provocar ansiedade.
Diabetes: O diabetes é considerado uma das maiores causas da impotência. Indivíduos diabéticos tendem a ter essa disfunção mais cedo que não diabéticos. Além disso, homens com diabetes têm probabilidade até quatro vezes maior de apresentar o problema.
Cirurgia da Próstata: Essa cirurgia, especialmente a que inclui remoção radical da próstata devido a câncer, pode estar associada às causas da impotência, em razão de danos causados a nervos e artérias que passam perto da próstata e atuam sobre o pênis.
Efeitos Colaterais de Medicamentos: Alguns medicamentos também causam impotência sexual. Cerca de 25% dos casos dessa doença são provocados pelo tratamento de outros problemas de saúde. São exemplos os medicamentos para pressão alta, doenças do coração, alergias, depressão, ansiedade, distúrbios alimentares e úlceras.
Fatores Psicológicos: Um fator de risco bastante comum para apresentar a impotência sexual são fatores psicológicos como: depressão, baixa autoestima, preocupações em excesso e insegurança. Por isso, caso você identifique a impotência sexual, vale avaliar se não há algo de errado em sua rotina para que, ao procurar um médico, ele leve em consideração este fator na análise de seus exames.
Disfunções Hormonais: Os problemas hormonais masculinos também são um fator de risco para ocasionar a impotência sexual. Diabetes, problemas endócrinos e até mesmo redução de produção da testosterona no organismo são potenciais geradores do problema. Por isso o acompanhamento médico é importante para não haver queda no desempenho sexual masculino.
Álcool e Tabagismo: O álcool e cigarro são drogas com altos índices de malefícios ao corpo humano. Estudos mostram que o consumo excessivo de álcool é um dos fatores que causam doenças cardiovasculares, diabetes, e o excesso de peso, problemas que afetam diretamente a saúde sexual masculina.
O cigarro afeta a circulação sanguínea dos corpos cavernosos do pênis, causando vasoconstrição (estreitamento das artérias). Prejudicando a sensibilidade e o fluxo sanguíneo nos órgãos sexuais e consequentemente atrapalhando o desempenho na relação.