A fimose é incapacidade de se expor a glande (cabeça) do pênis, pois a pele que a recobre não tem abertura suficiente. Esta condição é comum nos meninos recém-nascidos e tende a desaparecer até os 3 anos de idade ou na puberdade, sem a necessidade de tratamento específico.
Como o prepúcio não pode ser retraído, a fimose pode causar dificuldade em urinar, aumentando o risco de infecção urinária, dor nas relações, dificultar a limpeza da região, aumentando o risco de infecções e aumenta o risco de desenvolver uma parafimose.
Fimose infantil
A fimose infantil acontece no bebê recém-nascido e geralmente desaparece pelos 3 anos de idade.
Na fimose infantil é importante não puxar o prepúcio da criança para trás para expor a glande e não massagear o prepúcio porque podem ocorrer pequenos traumatismos, inflamações, sangramento, fissuras que podem doer muito, aumentando o estreitamento do prepúcio e agravando a fimose.
Fimose feminina
A fimose feminina acontece quando ocorre a aderência entre os pequenos lábios da vagina, eles então cobrem a abertura vaginal, e geralmente acontece nas meninas até aos três anos de idade, mas pode aparecer até aos 10 anos.
O tratamento para fimose feminina consiste na aplicação de pomada com estrogênio que geralmente resolve o problema.
Sintomas da Fimose
Os principais sintomas da fimose são:
- Dificuldade ao urinar, com dor e ardor;
- Dor durante a ereção;
- Secreções no pênis, com mau cheiro;
- Dificuldade em controlar a vontade de urinar durante a noite;
- Sangramento.
É importante lembrar que a fimose não impede o crescimento e desenvolvimento normal do pênis, mas deve ser tratada para evitar complicações.
Tratamento da Fimose
O tratamento para fimose é feito de acordo a gravidade dos sintomas, podendo incluir:
Aplicação de pomada
Para tratar a fimose infantil pode-se aplicar uma pomada com corticoide, ela atua amolecendo o tecido do prepúcio e afinando a pele, facilitando a movimentação e limpeza do pênis.
Exercício no prepúcio
O exercício no prepúcio deve ser indicado pelo pediatra ou pelo urologista e consiste em tentar movimentar a pele do pênis lentamente, esticando e encolhendo o prepúcio sem forçar e causar dor, durante cerca de 1 minuto, 4 vezes por dia, por um período de pelo menos 1 mês para obter melhorias.
Cirurgia
A cirurgia para fimose, também conhecida como circuncisão ou postectomia, consiste na retirada do excesso de pele para facilitar a higiene do pênis, diminuir o risco de infecções e melhorar o desempenho sexual.
A cirurgia é feita por um urologista, dura cerca de 1 hora, inclui o uso de anestesia geral e em crianças ela é recomendada entre os 7 e 10 anos de idade. O internamento dura cerca de 2 dias, mas o paciente pode voltar à rotina normal 3 ou 4 dias depois da cirurgia, tendo o cuidado de evitar esportes ou brincadeiras que causem impacto na região por cerca de 2 a 3 semanas.