A sexualidade tem um papel muito importante na saúde física e mental de homens e mulheres, e qualquer problema com a falta de libido, merece atenção e cuidados.
Dos diversos fatores que podem ocasionar a falta ou diminuição da libido, o mais comum é o desequilíbrio hormonal. Entretanto, é preciso avaliar com cuidado outras possíveis causas físicas e psicológicas.
Causas mais comuns da falta de libido
Desequilíbrio hormonal
A disfunção hormonal afeta diretamente a saúde sexual de homens e mulheres, pois para que o desejo sexual aconteça os hormônios responsáveis pelo desejo devem estar estáveis.
Rotina
Se você está num relacionamento longo e acredita que o seu baixo desejo vem desta situação então a ideia é sair do óbvio. Invista no relacionamento e na sexualidade, abuse da fantasia e inove a cada dia.
Andropausa
A baixa de testosterona, ocorre entre os 45 e 55 anos podendo ocasionar a falta de desejo sexual. Isto acarreta a redução da produção de espermatozóides e, em alguns homens diminui o apetite sexual. Se for o seu caso, invista na sua saúde sexual. Uma solução é a reposição hormonal.
Menopausa
A falta de libido sexual está ligada às alterações hormonais que afetam as mulheres. Entende-se por falta de desejo sexual uma diminuição ou perda de interesse no ato sexual. É bastante comum uma mulher que atravessa a fase da menopausa sentir-se menos feminina e alienada da sua própria sexualidade, o que se manifesta através de uma redução drástica no desejo sexual e, em alguns casos, o desaparecimento total do mesmo.
Obesidade
Obesidade, diabetes e depressão são doenças que também interferem na libido. A falta de energia para o dia a dia pode sim interferir na vontade de se relacionar sexualmente.
Medicamentos
Alguns medicamentos, como antidepressivos, têm como efeito colateral a falta da libido. Fique atento e se informe com seu médico sobre os efeitos colaterais dos medicamentos que faz uso, caso esse seja o problema, solicite a substituição para o profissional.
Estresse
O estresse é um grande vilão da atualidade, causa cansaço físico e mental. E, sem energia não tem como pensar nem investir na vida sexual.
Dicas para acabar com a falta de libido
Apesar de não ter comprovação científica, muitos alimentos são citados como afrodisíacos. Pois possuem propriedades que ajudam a melhorar a circulação e a produção de serotonina e neurotransmissores que estão diretamente ligados à sensação de bem estar e prazer do prazer.
Esse é o caso da ostra, rica em zinco e ferro. Ela é conhecida pela estimulação do metabolismo e transporte de oxigênio. Os frutos do mar, em geral, são ricos em zinco, mineral que contribui para a formação de testosterona, por exemplo.
Assim como eles, há muitas outras opções de excelentes fontes nutricionais. Por isso, quem quer manter a chama do desejo acesa deve cultivar uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. Veja as dicas que separamos para melhorar sua saúde sexual:
Mantenha uma dieta rica em nutrientes como o zinco, vitamina B3, ômega 6, arginina, tirosina, vitamina E, selênio, vitaminas do complexo B, boro, vitamina C e cálcio
Pratique exercícios físicos de maneira regular. Eles ajudam a liberar hormônios relacionados ao bem estar.