A reposição hormonal masculina é indicada para tratamento da andropausa, um distúrbio hormonal natural que surge no homem a partir dos 40 anos e que é caracterizado pela baixa produção de testosterona.
A reposição geralmente só é indicada após os 40 anos e quando existem sintomas de andropausa muito intensos, que gerem desconforto no paciente.
A deficiência de testosterona pode provocar uma série de transtornos à saúde:
– Sintomas Gerais: Obesidade, redução da massa muscular, osteoporose, anemia e fadiga. Além disso, há perda de pelos pelo corpo, pensamentos depressivos, perda da sensação de vitalidade e bem-estar, além de sono excessivo;
– Sintomas Sexuais: Perda do interesse pela atividade sexual (libido), disfunção erétil (impotência), redução no número e na qualidade das ereções (rigidez peniana) ao acordar.
Benefícios da reposição hormonal com testosterona:
– Evita o aumento dos níveis de colesterol no sangue;
– Reduz os níveis de açúcar no sangue, combatendo o diabetes;
– Reduz o peso e a circunferência abdominal, aumentando a massa magra e a força muscular;
– Melhora a função cardiopulmonar;
– Reduz os episódios de angina (dor no peito), possivelmente diminuindo o risco de morte por doenças cardiovasculares (infarto, AVC, etc.).
Dr. Formen – Médico para Homens: Sua saúde em primeiro lugar!
Caso você esteja percebendo os sintomas típicos da queda da testosterona, o primeiro passo é procurar um especialista para orientar você sobre as causas de seus sintomas e, se for o caso, indicar a terapia de reposição hormonal.
Lembre-se: a andropausa, assim como a menopausa, é um processo natural e marca apenas o início de uma nova fase da sua vida. Mas com acompanhamento médico, exames em dia e os tratamentos indicados, é possível manter a saúde e a qualidade de vida.