A impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil, é a incapacidade e dificuldade em ter ou em manter uma ereção do pênis que permita ter um contato íntimo. Não se trata de um problema característico da idade avançada. Pessoas de diferentes faixas etárias, incluindo muitos jovens, podem apresentar esta disfunção.
Para obter uma ereção vários órgãos e tecidos precisam funcionar em harmonia, existem muitas situações que afetam um ou mais desses participantes e podem causar a impotência sexul. Nem sempre os médicos conseguem definir exatamente qual o percentual de participação de cada estrutura envolvida. A impotência sexual está relacionada a diversas doenças e tratar a disfunção envolve obrigatoriamente a descoberta de sua causa.
Causas Orgânicas da Impotência Sexual
- Diabetes
- Hipertensão arterial
- Doenças cardíacas
- Disfunção hormonal
- Baixo fluxo sanguíneo
- Medicamentos anti-hipertensivos, antidepressivos e remédios para o coração
- Uso de álcool, drogas e cigarro
- Dano nervoso por cirurgia na próstata
Causas Psicológicas da Impotência Sexual
- Depressão
- Medo
- Ansiedade
- Raiva
- Falta de comunicação com a parceira (o)
Fatores de risco para Impotência Sexual
Todos os fatores de riscos para doenças cardiovasculares são considerados fatores de risco para a impotência isso ocorre por conta da necessidade de um enorme aumento do fluxo sanguíneo para que o pênis fique ereto. Quando a circulação para o órgão está comprometida por um desses fatores, impotência pode surgir.
- Diabetes
- Hipertensão arterial
- Dislipidemia (colesterol e triglicérides alterados)
- Tabagismo
- Obesidade
- Sedentarismo.
Diagnóstico e Exames para Impotência Sexual
Primeiramente o homem deve saber que falhas eventuais de ereção podem acontecer. Mas quando a ereção não é adequada e isso se repete constantemente, vale a pena procurar ajuda médica.
Para realizar um diagnóstico completo o médico irá fazer um registro detalhado de todas as dificuldades sentidas durante a relação sexual, além de se informar sobre possíveis causas, como, depressão, uso de drogas ou bebidas alcoólicas, que possam estar na origem do problema. Após coletar o histórico do paciente, o médico fará um exame físico, em busca de deformidades no órgão genital, doenças na próstata, sinais de doenças cardiovasculares e problema neurológicos. E se necessário o médico poderá solicitar exames laboratoriais, para ajudar a identificar a causa real do problema.
Após identificada a causa do problema o médico irá indicar o tratamento mais adequado para a impotência sexual. Dentre os tratamentos mais utilizados podemos citar: a psicoterapia, reposição hormonal, auto injeção, medicamentos de uso oral, enrijecimento peniano por sucção e prótese peniana. O tratamento é individual e depende de cada homem e seu estilo de vida.
Causas da impotência sexual
A impotência sexual, ou disfunção erétil, é a dificuldade ou incapacidade para ter ou manter uma ereção, em pelo menos 50% das tentativas para ter um contato sexual. Em alguns casos, o que pode acontecer é que a ereção não é suficientemente rígida para que possa haver penetração.
Para obter uma ereção vários órgãos e tecidos precisam funcionar em harmonia, existem muitas situações que afetam um ou mais desses participantes e podem causar a impotência sexul. Nem sempre os médicos conseguem definir exatamente qual o percentual de participação de cada estrutura envolvida. A impotência sexual está relacionada a diversas doenças e tratar a disfunção envolve obrigatoriamente a descoberta de sua causa.
Principais causas que levam à Impotência Sexual
- Uso excessivo de medicamentos antidepressivos, anti-hipertensivos e antipsicóticos, por exemplo;
- Dependência de bebidas alcoólicas ou tabagismo;
- Doenças ou distúrbios hormonais que provoquem queda da testosterona ou problemas endócrinos;
- Doenças ou problemas psicológicos como medo, diminuição da líbido, depressão, insatisfação ou traumas;
- Uso de drogas;
- Algumas doenças crônicas como diabetes, insuficiência renal, hipertensão arterial ou aterosclerose;
- Excesso de peso ou obesidade.
- Outros problemas no órgão sexual como fibrose, cistos ou tumores por exemplo;
- Deformidades no órgão genital;
- Algumas doenças neurológicas como Alzheimer, esclerose múltipla, Parkinson, lesões na medula ou tumor cerebral.
Quando existem sintomas como dificuldade para ter ou manter uma ereção, ereção flácida, redução do tamanho do órgão sexual ou dificuldade em manter contato íntimo é recomendado que o homem ou o casal consulte o médico, para que este possa identificar a causa da impotência sexual. Lembre-se a impotência sexual não é uma doença e sim um sintoma causado por outro fator, portanto, procurar ajuda profissional para identificar a causa real do problema é essencial.
A impotência sexual pode ser tratada de diferentes formas que dependem da causa do problema, dentre os tratamentos mais utilizados podemos citar: a psicoterapia, reposição hormonal, auto injeção, medicamentos de uso oral, enrijecimento peniano por sucção e prótese peniana. O tratamento é individual e depende de cada homem e seu estilo de vida. Após obter um diagnóstico completo o médico irá indicar o tratamento mais adequado.