Olá, amigo!
Hoje vou falar um pouco sobre como a sua alimentação pode impactar diretamente na sua saúde sexual, fator que muitos homens acabam ignorando por pura falta de conhecimento.
Você sabia que metade dos homens na faixa dos 50 anos possui alguma queixa sobre o seu desempenho sexual? E muitas vezes o problema está na alimentação, especialmente se esta for rica em gordura, açúcar e sal?
Carboidratos refinados em excesso – como açúcar e farinha branca – estão relacionados diretamente ao aumento de peso, que pode acabar influenciando nos níveis de testosterona e na saúde circulatória.
O álcool também é um potencial vilão para o desempenho sexual e pode, ao invés de lhe ajudar a ficar mais animado, prejudicar sua disposição e bem-estar durante o sexo. Em alguns casos, o excesso de álcool é o principal culpado por quadros de dificuldade de ereção.
Em compensação, certos tipos de alimentos possuem nutrientes que melhoram o fluxo sanguíneo do organismo, inclusive da região genital do homem. Além disso, ao seguir um estilo de vida saudável na alimentação, a produção de células reprodutoras masculinas também pode aumentar.
Ou seja: existem alimentos que podem dar uma mãozinha ao seu desempenho sexual.
O conjunto da obra é mais importante aqui: a literatura cientifica mostra que uma dieta rica em oleaginosas, frutas, legumes, cereais integrais, verduras e peixes está relacionada à melhora na saúde sexual do homem. Mas o efeito vem do consumo dentro de uma alimentação equilibrada.
É difícil comprovar a ação de um alimento do como afrodisíaco, mas dietas que fazem bem à saúde do coração, como a mediterrânea, no geral ajudam também na saúde sexual.
Conheça agora alguns alimentos que ajudam na saúde sexual masculina:
Ostras: Um estudo da Barry University, de Miami, nos Estados Unidos, mostrou que estes moluscos têm aminoácidos que aumentam a produção de testosterona nos homens e progesterona nas mulheres. O aumento destes hormônios no sangue significa que você está mais avo sexualmente.
Chocolate amargo: Não é apenas coincidência celebrar o Dia dos Namorados com chocolate, já que a sobremesa é rica em L-Arginina HCL, um aminoácido que pode até dobrar o número de espermas e o volume de sêmen. Além disso, o composto pode aumentar o prazer sexual, dando orgasmos mais fortes e intensos. Mas, cuidado, pois o excesso de chocolate amargo pode desequilibrar os níveis de estrogênio e de testosterona e até produzir o efeito contrário, reduzindo a contagem de espermatozoides.
Maca: Este tubérculo originário do Peru é cercado por lendas há décadas, mas um recente estudo da Universidade Peruana Cayetano Heredia concluiu que os homens que consomem entre 1.500 e 3.000 miligramas do extrato de maca por dia tiveram aumento na mobilidade e na contagem de espermatozoides por ejaculação, além de um significativo crescimento do desejo sexual.
Banana: A fruta é rica na enzima bromelina, que age no aumento da libido masculina e do desejo sexual. A vitamina B conda nas bananas também ajuda no vigor durante o ato sexual.
Aspargos: Uma forma de aumentar a contagem de espermatozoides é reduzir o número de radicais livres negativos do corpo, por isso os médicos recomendam uma dieta rica em aspargos. Propriedades de limpeza e curavas do vegetal, além da grande quantidade de vitamina C, protegem o esperma de danos oxidativos.
Nozes: O grande volume de ômega-3 condo nas nozes ajuda na circulação do sangue, especialmente na região genital. Além disso, comer sete castanhas por dia pode também reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas.
Sementes de abóbora: Segundo um estudo publicado no World Journal of Chemistry, as sementes de abóbora possuem um componente chamado fitoesteróis que alargam a próstata e melhoram a produção de testosterona. Além disso, o ômega-3 ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para todo o corpo.
Ginseng: Os asiáticos usaram o ginseng por centenas de anos para melhorar a virilidade e, segundo um estudo da Southern Illinois University School of Medicine, a planta produz hormônios que aumentam a libido e melhoram a performance sexual. A pesquisa foi feita com ratos de laboratório. Em outro levantamento publicado no Journal of Urology, 45 homens com disfunção erétil consumiram ginseng por 16 semanas e 60% deles notaram uma melhora significava no quadro.
Alho: Por milhares de anos, o alho tem sido usado para tratar desde gripe até doenças cardiovasculares, mas estudos recentes mostram que a alicina conda nele pode criar milhões de espermatozoides mais resistentes, além de melhorar o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais.
Goji: Um dos principais motivos pela baixa produção de espermatozoides é o superaquecimento na região genital, por isso o consumo da fruta é recomendado pelos médicos. A grande quantidade de aminoácidos melhora ainda a circulação sanguínea, combate os danos oxidativos e mantém a temperatura ideal na região genital. Por fim, médicos dizem que a estamina presente na fruta aumenta a qualidade de vida sexual.
Interessante, não?
Mas é bom lembrar: não é só a comida que importa! Manter o sistema circulatório funcionando bem depende de outros fatores, como não fumar e fazer atividades físicas regularmente. A prática, aliás, também aumenta a produção natural de testosterona.
Também é sempre válido reforçar a dica: consulte um médico ao sinal de qualquer sintoma ou problema na hora H.
A saúde sexual faz parte da saúde geral e por isso a avaliação de um especialista é fundamental.
Um abraço e até a próxima!
Ficou com alguma dúvida? A DR FORMEN pode te ajudar. Ligue ou envie WhatsApp para 4003-6919 e receba orientações especializadas de um de nossos consultores.