A ejaculação precoce ocorre quando o homem tem um orgasmo mais cedo do que o esperado durante a relação sexual. Isso ocorre independente de sua vontade e o casal não consegue se satisfazer. Se isso acontecer uma ou outra vez, não há motivo para preocupação. Mas se esse for um problema recorrente, é importante procurar um médico, para realizar o tratamento mais adequado.
É considerado um problema quando a ejaculação precoce afeta mais de 50% das relações sexuais de adultos.
A ejaculação precoce pode ser dividida em primária, quando ocorre desde início da vida sexual, ou secundária, quando surge depois de alguns anos de vida sexual normal.
Normalmente nos casos primários existe algum distúrbio psicológico como ansiedade, sentimento de culpa em relação ao sexo, ou antecedentes de situações traumáticas, como abusos sexuais.
Nos casos secundários, a ejaculação precoce pode ocorrer por um sentimento de inferioridade do homem em relação a mulher. Novas parceiras depois de um relacionamento longo, também podem levar a um sentimento de obrigação de ser efetivo.
A ejaculação precoce pode também surgir após um episódio isolado de impotência sexual, provocando um quadro de ansiedade nas próximas relações. Cobranças da mulher em relação ao desempenho sexual masculino ou simplesmente o fato da nova parceira demorar mais tempo do que a anterior para atingir o orgasmo também podem ser a causa.
Principais fatores que podem causar a Ejaculação Precoce
Segundo especialistas a ejaculação precoce pode ser causada por fatores físicos e psicológicos, veja:
- Disfunção erétil
- Ansiedade
- Problemas de relacionamento
- O uso de alguns medicamentos, como psicotrópicos, pode causar ejaculação precoce.
- Níveis hormonais acima do normal
- Distúrbios da tireóide
- Inflamação ou infecção na próstata e na uretra
- Danos no sistema nervoso causados por experiências traumáticas ou cirúrgicas.
Tratamento para Ejaculação Precoce
Se a ejaculação precoce acontecer antes do esperado uma ou outra vez, não há motivo para preocupação, mas se este for um problema recorrente, o melhor é procurar ajuda médica.
Não tenha vergonha de admitir o problema. O quanto antes der início ao tratamento, mais rápido você se livrará dele.
Durante a consulta, aproveite para sanar todas as suas dúvidas. Descreva todos os seus sintomas e converse com seu médico sobre possíveis opções de tratamento. É normal sentir-se constrangido em falar sobre problemas sexuais com outras pessoas, mas lembre-se que o médico já conversou com muitas outras pessoas com o mesmo problema que o seu. Não se esqueça também que ejaculação precoce é um problema comum e principalmente tratável.
A partir de uma avaliação médica e exames específicos será possível obter um diagnóstico completo do que está causando este problema e optar pelo tratamento mais adequado.
Existem diversos tipos de tratamentos disponíveis para a ejaculação precoce, dentre eles a terapia sexual, o uso de alguns medicamentos e a psicoterapia. Para alguns casos a combinação destes tratamentos podem trazer ao paciente um resultado satisfatório.