A impotência sexual é a incapacidade do homem de obter e manter uma ereção satisfatória durante a relação sexual. Há casos em que a ereção não é obtida suficientemente para permitir a penetração na parceira. Em outras situações, o homem efetua a penetração, mas não consegue manter a ereção prolongada, o que impede a satisfação do casal.
Além de causar constrangimento para muitos homens, a impotência sexual pode afetar o relacionamento dos casais, prejudicando a intimidade sexual e emocional.
Se a impotência sexual for um problema pontual não há motivo para preocupações. No entanto, quando se trata de um quadro permanente, a impotência precisa ser investigada por um médico, para que o profissional possa investigar o que está causando e indicar o tratamento mais adequado.
Quando a impotência sexual ocorre?
A impotência ocorre em diferentes graus e faixas etárias, afetando jovens, adultos e idosos. Ela pode ocorrer de forma progressiva, levando até mesmo meses ou anos para se consumar. Em outros casos, porém, pode ocorrer de forma súbita.
Principais motivos
Pressão Alta: A pressão alta é uma das causas da impotência sexual, já que pode provocar o enrijecimento ou estreitamento dos vasos sanguíneos (principal fator para que a ereção aconteça).
Diabetes: O diabetes é considerado uma das maiores causas da impotência. Indivíduos diabéticos tendem a ter essa disfunção mais cedo que não diabéticos. Além disso, homens com diabetes têm probabilidade até quatro vezes maior de apresentar o problema.
Cirurgia da Próstata: Essa cirurgia, especialmente a que inclui remoção radical da próstata devido a câncer, pode estar associada às causas da impotência, em razão de danos causados a nervos e artérias que passam perto da próstata e atuam sobre o pênis.
Efeitos Colaterais de Medicamentos: Alguns medicamentos também causam impotência sexual. Cerca de 25% dos casos dessa doença são provocados pelo tratamento de outros problemas de saúde. São exemplos os medicamentos para pressão alta, doenças do coração, alergias, depressão, ansiedade, distúrbios alimentares e úlceras.
Fatores Psicológicos: Um fator de risco bastante comum para apresentar a impotência sexual são fatores psicológicos como: depressão, baixa autoestima, preocupações em excesso e insegurança. Por isso, caso você identifique a impotência, vale avaliar se não há algo de errado em sua rotina para que, ao procurar um médico, ele leve em consideração este fator na análise de seus exames.
Disfunções Hormonais: Os problemas hormonais masculinos também são um fator de risco para ocasionar a impotência sexual. Diabetes, problemas endócrinos e até mesmo redução de produção da testosterona no organismo são potenciais geradores do problema. Por isso o acompanhamento médico é importante para não haver queda no desempenho sexual masculino.
Tratamento
Além de causar constrangimento para muitos homens, a impotência pode afetar o relacionamento dos casais, prejudicando a intimidade sexual e emocional.
Buscar ajuda de um médico especializado é de extrema importância, para que a partir de um diagnóstico completo, o profissional possa identificar o que está causando a impotência e à partir disso indicar o tratamento mais adequado.
O tratamento para impotência sexual é individual e depende de cada paciente e seu estilo de vida. Dentre os tratamentos mais utilizados podemos citar: reposição hormonal, psicoterapia, medicamentoso, auto injeção, enrijecimento peniano por sucção e em último caso a prótese peniana.
A Clínica Dr. Formen dispõe em sua unidade equipamentos modernos e médicos experientes para o tratamento da impotência. Sua saúde merece uma atenção especial, fale com nossos orientadores.