Ter uma boa noite de sono é sinônimo de qualidade de vida. Quem tem poucas horas de sono ou tem noites de sono irregulares têm mais chance de ficar doente.
O organismo de um adulto precisa, em média, de sete a nove horas de sono por noite para conseguir se manter saudável.
Quando conseguimos ter uma boa noite de sono tranquila e revitalizante é comum acordarmos bem dispostos e com vontade de curtir o dia. Já nas noites mal dormidas, na manhã seguinte estaremos cansados e estressados.
Coitados daqueles que têm que conviver com quem não dorme bem. Para aqueles que se queixam de dormir pouco, o ideal é tentar ir para a cama mais cedo e tentar ajustar os horários para conseguir dormir o suficiente.
Uma boa noite de sono ajuda no desejo sexual
Se você está perdendo noites de sono com o trabalho ou com qualquer outra atividade, é melhor mudar esse hábito! Aqueles que não dormem bem estão mais propensos a apresentar disfunções sexuais. O homem com baixos níveis de testosterona, além de enfrentar este tipo de problema, é mais provável desenvolver alguma doença.
Influência do sono no Sistema Imunológico
Uma boa noite de sono influencia o sistema imunológico, isso porque quem dorme bem consegue respostas mais rápidas do sistema imunológico no caso de um vírus ou resfriado aparecer. Assim, diminuindo grandes chances de contrair alguma doença.
Dormir bem ajuda a controlar o apetite
Durante o sono o organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade. Quem apresenta baixos níveis desse hormônio acaba comendo mais, resultando em quilos extras. Ter um sono regular também ajuda na queima de gorduras.
Combate à hipertensão
Um sono profundo e ininterrupto está relacionado a bons níveis de pressão arterial. A dificuldade em descansar durante a noite é equivalente a um estado de estresse, aumentando a atividade da adrenalina no corpo. Uma noite mal dormida deixa o organismo em estado de alerta, aumentando a pressão sanguínea durante a noite.
Fortalece a memória
Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir.