Sempre ouvimos dizer a falta de desejo é um problema que afeta só mulheres, que os homens naturalmente sempre possuem o desejo sexual. Porém será mesmo que é assim? Os homens também podem sim ter falta de desejo, e isso pode ser um sintoma acarretado por diversos fatores, seja ele físico ou psicológico.
Obrigações familiares e sociais, sobrecarga de trabalho, atenção aos filhos, crises no relacionamento, cansaço e o estresse lideram a lista dos motivos que geram uma diminuição da libido nos homens. Outro fator de risco para o público masculino são: obesidade, hipertensão arterial, desequilíbrio hormonal e diabetes.
O sexo é muito suscetível ao estado emocional. A libido é uma forma de empolgação com a vida. Se você está desanimado, vai perder o desejo. Além disso, os problemas citados acima podem tirar o foco do sexo. A monotonia sexual é outra possível causa.
Dicas para solucionar este problema
O homem deve ter uma relação de cumplicidade com a esposa, para que este problema seja superado. A esposa deve tentar atiçar o desejo do marido usando artifícios que fazem parte das fantasias dele, como lingeries. Se isso funcionar, o problema é a rotina. Depois que a causa for identificada, a mulher deve se concentrar em ajudar o parceiro. Mas atenção: sem cobranças, para não piorar o quadro dele.
Por fim, se todas as tentativas de ajuda falharem, o casal deve procurar o auxílio de um profissional. Pois pode ser um fator físico que esteja causando a falta de desejo pela esposa. Lembre-se a falta de desejo não é uma doença, e sim um sintoma, acarretado por outros problemas, portanto é muito importante buscar ajuda médica especializada, somente o profissional poderá indicar o tratamento mais adequado, após realizar um diagnśotico completo.
Motivos mais comuns da falta de desejo
Rotina
Se você está num relacionamento longo e acredita que o seu baixo desejo vem desta situação então a ideia é sair do óbvio. Invista no relacionamento e na sexualidade, abuse da fantasia e inove a cada dia.
Andropausa
A baixa de testosterona, ocorre entre os 45 e 55 anos podendo ocasionar a falta de desejo sexual. Isto acarreta a redução da produção de espermatozóides e, em alguns homens diminui o apetite sexual. Se for o seu caso, invista na sua saúde sexual. Uma solução é a reposição hormonal.
Obesidade
Obesidade, diabetes e depressão são doenças que também interferem no desejo sexual masculino. A falta de energia para o dia a dia pode sim interferir na vontade de se relacionar sexualmente.
Medicamentos
Alguns medicamentos, como antidepressivos, têm como efeito colateral a baixa da libido. Fique atento e se informe com seu médico sobre os efeitos colaterais dos medicamentos que faz uso, caso esse seja o problema, solicite a substituição para o profissional.
Estresse
O estresse é um grande vilão da atualidade, causa cansaço físico e mental. E, sem energia não tem como pensar nem investir na vida sexual.