Neste dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, trazemos a notícia de que a indústria do tabaco trabalha fortemente para fazer parecer sexy o ato de fumar. As empresas há muito usam temas sexuais na publicidade do tabaco como uma estratégia para aumentar o apelo de seus produtos diante do consumidor.
Porém, a realidade nos mostra o contrário: fumar pode afetar negativamente a vida sexual de uma pessoa de várias formas diferentes.
Veja abaixo algumas delas:
1. Disfunção Erétil
Fumar prejudica a circulação sanguínea, levando a uma série de problemas de saúde relacionados, incluindo problemas cardíacos e derrames. Você também pode adicionar disfunção erétil à lista.
Uma ereção só é possível quando os vasos sanguíneos do pênis aumentam e se enchem de sangue. Um dos efeitos do fumo é justamente o rompimento dos vasos sanguíneos nessa área do corpo, prejudicando o resultado.
2. Diminuição da Libido
Embora sejam necessárias mais pesquisas, alguns estudos sugerem uma ligação entre a nicotina e um menor desejo sexual nos homens.
3. Infertilidade
A Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva alerta que o uso do tabaco pode afetar negativamente a fertilidade em homens e mulheres. Segundo a organização, homens e mulheres fumantes têm cerca do dobro da taxa de infertilidade encontrada em não fumantes.
O tabagismo está ligado aos desafios da fertilidade de várias maneiras. Fumar danifica o DNA em óvulos e espermatozoides, o que pode causar problemas de fertilidade. Além disso, as mulheres que fumam também podem ter uma janela mais curta para engravidar, pois as substâncias químicas presentes nos produtos do tabaco, incluindo nicotina, cianeto e monóxido de carbono, aceleram a perda de óvulos, além de fazerem com que as fumantes entrem na menopausa mais cedo que as não fumantes.
Siga nossas dicas e, caso tenha dúvidas, acesse nossos canais de atendimento.